Como se tornar um líder de sucesso? 3 super dicas que eu recomendo

Como se tornar um líder de sucesso

Você sabe que há uma grande diferença entre o líder de sucesso e o chefe, apesar de, no dia a dia, ser comum ver estas palavras serem usadas como sinônimas.

A verdade é que ser líder implica desenvolver uma série de habilidades que fazem toda a diferença para lidar com a equipe. Isso implica investimento não apenas em conhecer técnicas para fazer determinadas coisas, mas também em disponibilidade para isso, afinal a agenda do gestor é cheia.

No post de hoje, quero falar sobre os desafios de desenvolver habilidades que tornam o profissional um bom gestor e dar dicas para aqueles que querem seguir por este caminho. Não deixe de ler!

Por que a liderança é essencial para o bom gestor?

Como você sabe, há algum tempo eu ocupo um posto de chefia. São muitos relatórios, visitas e uma equipe para coordenar, tendo que atender às solicitações constantes da distrital e lidar com a pressão para atingir metas.

Logicamente eu preciso repassar algumas dessas exigências à equipe. E é nesse ponto, na forma como eu me relaciono com aqueles que estão sob minha supervisão, que posso apontar como para os colaboradores essa distinção entre líder e chefe é evidente.

 Um chefe apenas repassa cobranças, mas um líder tem uma preocupação que vai além disso, pois quer verdadeiramente ajudar as pessoas a desenvolverem competências essenciais para o crescimento profissional delas. Isso requer, entre outras coisas, habilidade de escuta e oferta de feedbacks consistentes.

 Assim, quando o profissional busca ser um líder, a equipe reconhece esse movimento e se torna grata por perceber que pode contar com alguém que possui um olhar diferenciado para ela. O funcionário sabe que está sendo visto como uma pessoa e não como um número. Ele recebe feedbacks que o ajudam a se tornar um profissional melhor e se sente grato, passando a respeitar – e não a temer – a figura do gestor.

Tudo isso faz o grupo se sentir mais motivado e feliz, criando um ambiente saudável e colaborativo, o que faz toda a diferença para a realização de um trabalho de qualidade. Tudo flui melhor e os resultados aparecem, as vendas crescem, a equipe desponta e é notada.

Pode parecer que é fácil, mas a verdade é que o exercício da liderança é desafiador mesmo para quem já dedica anos a isso. Para ajudar você a se tornar um líder de sucesso, veja algumas dicas.

Como se tornar um líder de sucesso?

 Veja agora por onde começar para exercer a liderança:

Conheça sua equipe

Se você quer ser um bom líder, dedique-se a conhecer seu time. No segmento em que atuo, por exemplo, os propagandistas sob minha responsabilidade têm estilos diferentes de lidar com a mesma demanda.

Assim, o feedback que dou a um, não serve para o outro, já que os pontos a melhorar não são os mesmos. Fique atento não apenas ao resultado, mas de que forma a pessoa chegou a ele. Muitas vezes, basta dar algumas orientações e o profissional que é dedicado deslancha porque ele quer se aprimorar.

Até para saber quando a pessoa não está interessada em ser um profissional melhor, você precisa buscar conhecê-la e, muitas vezes, com a dose de motivação certa e um feedback certeiro, é possível obter bons resultados.

Saiba ouvir

Sim, você é o chefe, mas nessa posição a habilidade de escuta é fundamental. Muitos gestores acham que por estarem na posição de chefia não precisam escutar o colaborador. Quando age assim, você ignora um universo de possibilidades.

Ideias extraordinárias podem surgir a partir da simples escuta de um funcionário. Talvez você precise fazer uma ou outra adaptação, mas a essência da ideia, muitas vezes, vem de outras pessoas e você só vai perceber isso se estiver aberto a ouvir. De outra forma, tende a ignorar quem está abaixo de você, menosprezando as falas destas pessoas.

Saiba estabelecer metas

Estabelecer metas desafiadoras não é fácil porque as pessoas são diferentes. Assim, elas vão responder ao mesmo estímulo de maneiras muito distintas.

Um propagandista com um ano na função, dificilmente vai conseguir apresentar a mesma resposta de um com cinco anos de trabalho. Se eu forçar isso sucessivas vezes e o funcionário não conseguir dar conta, vai se sentir naturalmente desmotivado porque percebe que as metas são impossíveis de serem atingidas.

Dessa forma, busque estabelecer metas condizentes com o momento e a experiência de cada colaborador. Isso requer conhecê-los bem e possibilita extrair o melhor que cada um pode oferecer.

Se você quer se tornar um líder de sucesso no segmento farmacêutico, eu posso ajudar! Tenho quase 20 anos de experiência na área e milhares de horas de mentoria. Mande-me uma mensagem e vamos conversar!

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