As vagas de emprego estão nas mãos dos robôs, sabia disto?

As vagas de emprego estão nas mãos dos robôs, sabia disto?

Bem-vindo ao mundo V.U.C.A! A Era 4.0 chegou para ficar. E as regras do jogo mudaram. Você sabia que antes de chegar a ser chamado para uma entrevista, os algoritmos fizeram uma leitura do seu CV? Se não sabia, tudo bem! Vou dividir algumas informações que aprendi recentemente que poderão lhe ajudar a aumentar suas chances de ser um dos selecionados num processo seletivo. Preparado?

Para chegar a se encontrar com o entrevistador, a estratégia agora deve ser outra. As palavras-chave certas se transformaram nas grandes estrelas do CV e são elas que convencerão o robô de que você é a pessoa mais indicada para a vaga.

Já faz algum tempo que os recrutadores fazem buscas bem direcionadas para o cargo desejado, transformando o processo de recrutamento e seleção num processo matemático.

Porém, agora, para ser percebido pelos algoritmos e pelos robôs, o desafio ficou um pouco maior. A estratégia é fácil de entender, porém é desafiadora na hora de colocar em prática, pois reforçar as palavras-chave que mais exaltam sua experiência e sua área de atuação não é uma tarefa tão fácil como se pensa.

Na era do protagonismo, ser desconhecido não é um bom negócio para você. É recomendado inclusive, por ser super relevante, deixar o acesso de suas redes sociais em aberto para que as pessoas saibam quem é você antes de lhe convidarem para uma conversa. E ainda, usar estratégias de marketing digital para ser encontrado mais rapidamente do que os currículos concorrentes. Hoje é prudente conhecer sobre marketing digital para utilizar suas estratégias para o sucesso pessoal e profissional, recomendam os especialistas.

Criar conteúdo relevante e conexões de qualidade também ajuda? Sim, ajuda bastante! E ainda lhe ajuda a desenvolver novos talentos.

É bom lembrar que se deve realizar em seu CV um resumo da sua trajetória e depois detalhar cada competência. Isto fará com que a ferramenta de busca possa identificar o seu perfil mais facilmente.

Quanto mais específico for o currículo, melhor! O currículo precisa ser objetivo e bem estruturado para facilitar o acesso dos robôs.

Mas, atenção: exibir exageradamente suas habilidades não quer dizer que você terá mais sucesso. O ideal é apresentar a sua capacidade de execução, sendo breve, inclusive.

Este artigo lhe ajudou? Fez sentido para você? Curta, comente e compartilhe!

Bônus: https://www.msn.com/pt-br/video/virais/ser%C3%A1-voc%C3%AA-contratado-por-um-rob%C3%B4/vp-BBV6csr

Deixe um comentário