Ser visitador médico da Indústria Farmacêutica é um sonho de muitos profissionais graduados que visam qualidade de vida, boa remuneração e oportunidade de ascensão profissional.
Baseado em minha experiência como gerente distrital no mercado onde atuo e após ter realizado vários processos seletivos, percebi que existem alguns detalhes que podem aumentar a chance de um candidato de ser contratado pela indústria farmacêutica. Gostaria de compartilha-las com você. Espero que ajude a realizar seu sonho:
– Evitar ser “totalmente” neófito. Hoje já existem cursos que preparam o administrador, farmacêutico, relações públicas e outros graduados em um representante/visitador médico. Durante as entrevistas, é sempre bom perceber que o candidato já conhece, pelo menos na teoria, o universo da propaganda médica. Atualmente, os resultados devem ser alcançados com rapidez e quem tiver este diferencial, aumenta sua chance de ocupar a vaga;
– Ter o currículo entregue por alguém que já o conheça como pessoa e profissional, e que seja da indústria farmacêutica. Isto ajuda porque antes da entrevista, já se tem uma boa idéia do candidato que será entrevistado;
– Já estar trabalhando em algum emprego ligado ao ramo. Por exemplo, ser visitador médico de uma farmácia de manipulação pode ser uma excelente porta de entrada para o futuro representante da indústria farmacêutica. Não que o processo para ser contratado pela farmácia seja mais fácil mas, com certeza, pode ser menos competitivo. Já sendo um visitador médico, o candidato inicia seu convívio com outros representantes e isto é uma excelente forma de mostrar o profissional que é e abrir as portas para o mundo da indústria farmacêutica;
– Evitar ingressar na profissão como visitador de farmácia. Isto porque, o perfil do candidato que trabalha em farmácia requer algumas habilidades diferentes do visitador médico. São perfis diferentes para cada cargo. E pelo que vejo no dia-a-dia, é bem difícil fazer esta migração de visitador de pdv para visitador médico e vice-versa.
Para finalizar, persistência e autoestima sempre ajudam. Conheço muita gente que passou por vários processos, até que um dia foi contratado. Na maioria das vezes, todos os candidatos que são chamados para a entrevista têm grande chance de serem contratados. Porém, muitas vezes, apenas um detalhe é capaz de fazer toda a diferença a favor de um candidato.
Fazendo uma analogia: o entrevistador está à procura da “chave” certa que abrirá a “porta” dos grandes resultados para a equipe que gerencia.
Sucesso para você que leu este artigo e muitas vitórias para todos nós!